RETROSPECTIVA DA DECORAÇÃO

MOMENTOS DA DECORAÇÃO

Ao longo dos anos muitas tendências surgiram, desapareceram e voltaram no universo da decoração. E tudo isso fez com que cada década tivesse uma característica marcante e especial. Dos clássicos móveis provençais, ao colorido das peças retrôs, até ao estilo moderno e clean que faz sucesso nos dias de hoje, muitas mudanças aconteceram na hora de escolher os elementos que iram compor os ambientes da casa.

decoração anos 20

Para relembrar todos os momentos da decoração ao longo de todos esses anos, chegando até os grandes sucessos de composição dos ambientes que conhecemos hoje, preparamos uma retrospectiva, trazendo as características e tendências decorativas de cada época. Com certeza uma viagem muito interessante no tempo.

RETROSPECTIVA

Anos 20: Na década de vinte a decoração era marcada pelo uso das cores fortes e dos objetos nobres. Quem possuía dinheiro utiliza muitos metais para compor os ambientes. Não existiam muitas variedades de variedades de modelos de móveis, e a grande maioria era composta pela combinação da madeira com o ferro.

Anos 30: Os anos 30 continuam marcados pelo uso da madeira. Aqui os móveis eram feitos com muito requinte e riqueza de detalhes. Sabe aquela cristaleira antiga na sala da sua vó? Há grandes chances de ela ter sido criada nessa época. Lustres grandes feitos com tecido e aparelhos vintages também faziam parte dessa decoração.

Anos 40: A década de 40 é marcada pelo requinte. Móveis bem detalhados, sofás de madeira e revestido em couro, tapetes pesados e cortinas em veludo. Nessa época os ambientes ainda tinham influência das decorações imperiais dos castelos dos filmes antigos. A decoração era bem discreta e composta por elementos que apresentavam utilidades.

Anos 50: Junto com os anos 50 vieram as cores e as formas. A alegria que invadiu a moda e a música também chegou à decoração. Os móveis e eletrodomésticos eram arredondados, como as tradicionais geladeiras coloridas. Tecidos plásticos com brilho eram muito comuns. Quem viveu essa época presenciou a chegada da televisão e viu a decoração da sala ser organizada em volta desse novo objeto.

Anos 60: Na década de 60 o destaque são os móveis com linhas mais retas. Elementos vazados, como os cobogós invadiram as casas e trouxeram uma decoração menos romântica que a dos anos 50. No fim da década a cultura hippie começa a influenciar as composições.

Anos 70: Os anos 70 são marcados pela ousadia e luta pela liberdade. E na decoração não foi diferente. Muitas cores e estampas estavam presentes nos ambientes. Móveis cromados e em acrílico também fizeram sucesso durante essa época.

Anos 80: A mistura de estilos se tornou a marca principal da década de 80. Cores fortes e vibrantes combinadas com padrões inusitados compunham a decoração das casas. Com móveis e cores extravagantes, o movimento fez sucesso durante muitos anos.

Anos 90: Nos anos 90 a decoração ganhou um clima mais sóbrio e aderiu a moda da preocupação com o meio ambiente. Nessa época, ainda fresquinha na memória de muitos, os ambientes eram marcados pelo minimalismo e a utilização de cores neutras. As casas começaram a ser decoradas pensando sempre em aliar beleza, conforto e praticidade.

Anos 2000: Dos anos 2000 para cá muita coisa mudou, e quantidade de informações e inovações dificultaram a eleição de uma característica marcante da decoração. Hoje decorar é uma arte e todos os estilos ganham espaço e prestigio.

Quer aprender mais sobre retrospectiva na decoração? Acesse aqui!

Deixe um comentário